logoadila.png 2.png

Desde 1991 trabalhando pelas pessoas com diabetes no Rio de Janeiro

 

CORONAVÍRUS: Tire as suas dúvidas!
Por Sheila Vasconcellos, 13/03/2020

Não se fala em outra coisa. Na televisão, nas redes sociais e por toda parte as pessoas estão sempre falando alguma coisa sobre o novo Coronavírus, também conhecido como COVID- 19. Tem muita informação falsa e alarmante sobre o assunto, por isso, fizemos algumas perguntas para a Dra. Isabella Albuquerque, Infectologista / Infecção Hospitalar do IEDE (Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione).Quanto mais informação segura e de qualidade, melhor!

Se você tem alguma pergunta relacionada com o Coronavírus e o Diabetes, manda pra gente!

 

- Os idosos e pessoas com diabetes ou outras doenças pré-existentes tem maior chance de contrair o coronavírus? 

Dra. Isabella Albuquerque: Não há maior risco de contrair, mas maior risco de evoluírem com gravidade. Possivelmente por conta de questões imunológicas, mas o desenrolar da doença ainda não está totalmente elucidado.

 

- Eu tenho diabetes, há alguma recomendação para que eu me previna contra o coronavírus?

Dra. Isabella Albuquerque: A prevenção é a mesma para todas as pessoas: manter as mãos higienizadas (lavando com água e sabão ou friccionando com álcool 70%), evitar aglomerações, evitar contato com pessoas doentes, não compartilhar objetos de uso pessoal, tais como copos, talheres, toalhas etc. Ao tossir ou espirrar, nunca usar as mãos como anteparo. Usar lenços descartáveis, higienizando as mãos logo após, ou usando o braço. Nunca as mãos.

 

- O descontrole do diabetes pode facilitar a infecção pelo Coronavírus? 

Dra. Isabella Albuquerque: O mau controle glicêmico parece aumentar o risco de infecções em geral. Além disso, pode permitir a pior evolução da doença por Coronavirus.

 

- Se a época do ano (inverno ou verão) pode influenciar no aumento do número de casos de pessoas infectadas pelo Coronavírus? Por quê?

Dra. Isabella Albuquerque: No inverno tendemos a permanecer por mais tempo em ambientes fechados e mal ventilados, o que pode aumentar a transmissão não só do Coronavírus, como de diversas outras viroses, sendo a influenza (gripe), uma das principais representantes.

 

Quais são os cuidados que os visitantes nos hospitais devem ter?

Dra. Isabella Albuquerque: Pessoas doentes não devem visitar pacientes hospitalizados.